Encontro formativo Experimentextos e Clube da Escrita

14/08/2023 22:36

A semana passada terminou com um lindo momento de troca de experiências, onde compartilhamos um pouco da historia do Experimentextos, do Clube de escrita IFSC e do movimento slam em Florianópolis, com as intervenções de Elisa Tonon e Liza. Projetos e ações socioculturais que mobilizam a poesia a partir da escrita e da performance e que podem ser pensadas como parte de uma política cultural de incentivo à leitura, ao livro, ao uso dos espaços e recursos de bibliotecas escolares e comunitárias. A força da palavra ecoada e compartilhada num coletivo de escuta se mostrou no exercício de escrita criativa proposto e nas performances poéticas que nos afetaram e potencializaram. O grupo de docentes e bibliotecárias da rede municipal nos emocionou com sua dedicação e esforços para encontrar sempre novas alternativas para o ensino-aprendizagem na área de linguagens e se emocionou ao experimentar a performance poética como um impulso motivador, abrindo perspectivas para práticas como o slam e saraus nas escolas. Que esse movimento se desdobre em mais e mais ações de democratização da cultura que valorizem a diversidade e pluralidade de expressões criativas!