Linhas de pesquisa

Travessias intermidiais, poéticas e territorialidades interculturais

Experimentamos uma existência em permanente travessia entre e além das fronteiras de línguas, códigos, meios e culturas. Neste contexto em trânsito, os estudos literários já não se limitam às barreiras entre as artes e outras formas de conhecimento; ao contrário, se ampliam para enlaçar literaturas, epistemologias e meios artísticos em cenários móveis de confluência e de diálogo. As perspectivas inter/transdisciplinares, inter/transmidiáticas e inter/transculturais, permitem a expansão do conceito de literatura – em chave rizomática e intermidial – para o desenho de cartografias da reexistência, nas quais convergem distintas temporalidades e identidades culturais. Interessam-nos os circuitos periféricos criadores de sistemas culturais voltados às práticas cotidianas, às vozes afro-latino-americanas e ameríndias. Do guarani paraguaio de Augusto Roa Bastos e Susy Delgado à autora mayaquiché-guatemalteca Rosa Chávez; à autoria negra de Shirley Campbell Barr (Costa Rica) e à Vitória Santa Cruz (Peru), ao amazonense Paulo Jacob, dos povos das florestas aos migrantes e refugiados, procuramos desenhar cartografias diversas e interculturais que descortinem as relações e processos de desprendimento da matriz colonial de poder, com o objetivo de trazer à tona experiências históricas e artísticas locais, rompendo, assim, o projeto global e o universalismo abstrato da epistemologia moderna.

 

Práticas incorporadas, memória e política

Esta linha propõe articular pesquisas que atravessam fronteiras disciplinares, a partir de confluências, intersecções e tensionamentos entre os (e nos) campos dos estudos culturais, estudos da performance, estudos literários, estudos da tradução, estudos em dramaturgia, estudos da cena teatral e audiovisual. Nestes trânsitos, transitam perspectivas das artes visuais e da antropologia. A partir da noção de práticas incorporadas (línguas, danças, cantos, ritos, performances, práticas de cura, diversas formas de saberes transmitidos oralmente) ampliam-se os objetos de análise da literatura à poesia vocal, da canção à voz, do teatro ao gesto, da dança ao movimento. Procuram-se investigar as relações entre corpo, imagem, memória, política e identidades. Da memória social à memória do objeto, as pesquisas desenvolvidas refletem sobre poéticas e políticas dos corpos e das artes. Motivam-se aberturas para epistemologias e práticas anticoloniais, bem como abordagens teórico-práticas que permitam elaborar questões como trauma, colonialismo, violência racial e de gênero, violência de Estado, pós-guerras, pós-ditaduras, injustiças sociais. O caráter prático da performance, da dramaturgia, da tradução conjuga-se às reflexões teóricas, abrindo perspectivas para a criação e acolhendo estudos que objetivam a produção artística e cultural, aliada ao exercício da crítica.