Políticas de cultura e de educação

11/08/2023 21:41

No dia 07/08 o professor Alfredo Manevy, do Curso de Cinema da UFSC (Departamento de Artes) e ex-secretário-executivo do MinC no governo Lula (2008-10), fez uma palestra para docentes da rede estadual de educação, na parada pedagógica organizada na EEB Aderbal Ramos da Silva, promovendo um diálogo e intercâmbio de saberes entre a universidade e a escola, com o intuito de contribuir para a formação e capacitação de profissionais em ambos os espaços educativos. O tema do encontro foi a política cultural e suas interfaces com a educação e teve o intuito trazer reflexões sobre como e por que uma escola pode desenvolver uma política cultural.
A direção da escola Aderbal manifesta interesse em criar uma semana cultural como evento anual, apontando para o caminho da democratização do acesso à cultura, tanto em sua fruição quanto em sua criação, dando aos jovens oportunidades de expressão e espaços de escuta. Um movimento por mais diversidade cultural e menos intolerância e violência nas escolas.

A palestra foi organizada no âmbito do projeto de pesquisa “Poetas performers latino-americanas: práticas artísticas e políticas culturais”, coordenado pela Profa. Eleonora Frenkel (DLLE/UFSC) e aprovado no edital Pró-Humanidades/CNPq, na linha “Políticas públicas para a promoção da cultura”. Com o apoio desse projeto, o Experimentextos oferecerá ao longo do segundo semestre de 2023 oficinas de criação em poesia e performance na escola Aderbal.