Projetos de pesquisa e extensão promovem oficinas de criação em poesia e performance

15/06/2023 23:02

De Notícias da UFSC:

O projeto de pesquisa Poetas performers latino-americanas: práticas artísticas e políticas culturais e o projeto de extensão Experimentextos: laboratório de tradução e performance, ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estão promovendo oficinas de criação em poesia e performance. A mais recente ação ocorreu nesta terça-feira, 13 de junho, em parceria com o projeto Ritos de Passagem, voltado para jovens de 14 a 22 anos de comunidades socialmente vulneráveis de Florianópolis. A oficina aconteceu no Centro Cultural Escrava Anastácia (CCEA), no bairro Balneário, que deve receber outras ações nos próximos meses. No entanto, outras entidades ou escolas que tenham interesse na promoção das oficinas podem entrar em contato pelo e-mail experimentextos@gmail.com.

Na oficina realizada na terça-feira, foram promovidos exercícios de escrita e de leitura em voz alta, além de práticas de vocalização de poemas, dinâmicas corporais e jogos de integração. Durante as ações, os textos levados para leitura compõem um repertório de poesia latino-americana contemporânea, que envolve autores como Cecília Vicuña, Regina Galindo, Monica Zegarra Carrillo, Ricardo Aleixo, Sergio Vaz, Luiza Romão e Natasha Felix. As atividades visam abordar temas como feminismo, negritude, povos originários, violência de Estado, periferias de grandes centros urbanos, entre outros. Os exercícios de escrita buscam acessar memórias e subjetividades, de modo a se tornar um potencial espaço de expressão e de reconhecimento das diversas vozes participantes.

O projeto de pesquisa Poetas performers latino-americanas: práticas artísticas e políticas culturais foi aprovado no edital Pró-Humanidades 2022, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Já o projeto de extensão Experimentextos: laboratório de tradução e performance recebe apoio através do edital Probolsas, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFSC. Ambos são coordenados pela professora Eleonora Frenkel, do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) da Universidade. Na terça-feira, a oficina foi ministrada pelos estudantes Vivianne Oliveira e Esteban Zapata.