Simpósio Temático: Tradução, performance e política

17/04/2023 13:54

Estão abertas a partir de hoje, até o dia 15 de maio, as inscrições para o Simpósio Temático Tradução, performance e política, coordenado pelas professoras Dra. Alinne Fernandes e Dra. Eleonora Frenkel, na XIV Semana Acadêmica de Letras da UFSC. O Simpósio visa discutir a importância e o poder político da performance em suas relações com o texto escrito. No âmbito dessa discussão, compreendemos “performance” como uma forma de enunciação textual (PAVIS, 2008). Essa performance seria, portanto, uma forma de tradução como ato de dar voz e corpo a um texto de partida, seja como tradução interlinguística, como no caso de adaptações teatrais ou radiofônicas, ou em uma performance de leitura. Compreendemos que, quando em performance, os sentidos do texto se transformam. Está aí implicado o desafio apontado por Flores e Gonçalves de “pensar  a tradução como performance e a performance como tradução” (2017, p. 19). Como perguntas norteadoras, gostaríamos  de pensar em: como a performance de determinados textos, sejam eles poemas ou textos dramáticos, por exemplo, podem promover inclusões sociais? Como essas performances podem servir de instrumentos ao combate de discriminações e outros tipos de violências sistêmicas? Para isso, é fundamental pensar nos contextos históricos e sociais em que essas manifestações ocorrem.

Convidamos pessoas interessadas a submeter propostas sobre as interações texto-performance e suas implicações políticas, no sentido de promover inclusões sociais, em seus diversos níveis interseccionais (gênero, raça, classes sociais e deficiências). As propostas podem versar sobre processos de criação em poesia, drama, tradução e performance; estudos sobre tradução e performance; traduções comentadas; pesquisas sobre manifestações culturais como slams e saraus.

A XIV Semana Acadêmica de Letras da UFSC acontecerá entre os dias 18 e 22 de setembro e terá como tema “Letras Pós-Humanas”. As inscrições para o Simpósio Temático podem ser realizadas pelo site: https://semanadeletras.cce.ufsc.br/.