Mesas de comunicações
Dia 24/09 – 17h às 18h50
1. PROCESSOS CRIATIVOS EM ESCRITA E TRADUÇÃO
(Sala Hassis)
ALGUNS PALPITES DO DESPERTAR DA ONÇA – a poesia como canoa da memória que é rio
Saile Moura Farias
Krik? Krak! Cartonero: Oralidade Haitiana em Papel Reciclado
Clarens Chery
Práticas performáticas em Antígona Gonzalez: memória, reescrita e tradução
Anieli Cires dos Santos
EU ERA MIL MULHERES TAMBÉM/ O QUE FAZEMOS COM AQUILO QUE HERDAMOS
Camila Caires Craveiro
Da “hormiga” à “saúva”: tradução e redes de sentido entre o Chile e o Brasil
Caio Vinícius Silva
Mediação: Tereza Pereira do Carmo
2. MULHERES, LITERATURA E DRAMATURGIA
(Sala 125 CCE A)
A maternidade como tradução em Máquina de Leite, de Szilvia Molnar
Lara Mucci Poenaru
TEATROS DO REAL: a Maternidade e as memórias disruptivas em Lengua Madre de Lola Arias
Evelyn Fernanda Magueta
Oralidade e resistência: Parteiras tradicionais no litoral de Santa Catarina
Julia Lopes
CIPOZEIRAS DA MINA VELHA
Vilma Fernandes Hernaski
GEOGRAFIA CORPORIFICADA DO FEMININO NEGRO: (AUTO)REPRESENTAÇÃO EM UM DEFEITO DE COR E BECOS DA MEMÓRIA
Bruna Rafaella Barbosa Miranda
Mediação: Carla Dameane
3. POESIA, CANÇÃO, TRADUÇÃO E PERFORMANCE
(Auditório Henrique Fontes)
Estratégias estéticas no processo criativo da canção: tradução intersemiótica entre poesia e música
Claudia Rivera
Raquel Jodorowsky: Poética da Resistência
Elys Regina Zils
Cinepoética e ready-made nos poemas Esquemas para o começo/a continuação de um/do filme, de Franklin Alves Dassie
Marcio Fernando Rodrigues Campos
Cuerpo a Cuerpo
Joaquín Correa
Raul Seixas, performer-tradutor: tradução performática como poética da liberdade
Luana Lise Carmo da Solidade
Mediação: André Fiorussi
Dia 25/09 – 17h às 18h50
4. PROCESSOS CRIATIVOS EM PERFORMANCE E TEATRO
(Sala Hassis)
Notas dramatúrgicas sobre “Crime e Castigo”: obsessão e delírio como cenários de morte na transcriação cênica da obra de Dostoiévski
Letícia Mendes de Oliveira e Marcelo Eduardo Rocco de Gasperi
Videoperformance Cara de Autista – desmantelando o poder da história única
Araís Bernardo
ERES SANGUE, LÁGRIMAS E OS AMIGOS DE TEU CAMINHO, COMPANHEIROS QUE QUEREM VER AS FLORES NASCER HOJE E NAS ANTIGAS CIVILIZAÇÕES. PASSADO SE PLANTA
Mariana Cesar Coral
Autoficção performativa: o corpo, a escrita e a memória em “tudo que guardei pra mim”
Guilherme Lohn
Mediação: Tereza Pereira do Carmo
5. EXPERIÊNCIA, CORPO E MEMÓRIA
(Sala 125 CCE A)
Annie Ernaux: através do corpo
Gabriela Guidi Trovo
Corpo e Memória: A presença da pessoa idosa nas narrativas da Justiça Social
Rosilene Rodrigues Silva
ALZHEIMER E DITADURA: TESTEMUNHO E ESCUTA EM TRÊS OBRAS LATINO-AMERICANAS
André Carvalho
“Adiós, Ayacucho”, do Grupo Cultural Yuyachkani: 35 anos de uma prática cênica contra o esquecimento e o apagamento
Vinicius Medeiros dos Santos
O deslocamento de si e a performance em “A água é uma máquina do tempo”, de Aline Motta (2022)
João Victor Matos da Fonseca
Mediação: Carla Dameane
6. PPRÁTICAS ARTÍSTICAS E PEDAGÓGICAS, MEMÓRIA E ESCRITA
(Auditório Henrique Fontes)
Do conceito à cena: nove corpos para teorizar, criticar e historicizar a sala de aula
Alex Beigui
O Grande Circo
Beatriz Baltazar da Silva
“RISCADO NO BAILE” E A DANÇA-TEATRO NA TRANSPOSIÇÃO DE SENTIDOS
Paulo Ramon da Silva
Por uma formação que não abre mão de si: o não apagamento do/a docente de dança na escrita (auto)biográfica
Everton Santos Paixão e Maria Inez da Silva de Souza de Carvalho
Laboratório do Sonhar ECO- REM: performance para encontros com o encorpar onírico
Bianca Scliar e Giovanna Malpighi
Mediação: Eleonora Frenkel


