Palestra performática: Corpo Terra, Corpo Água: leituras de poemas de Regina Galindo e Cecilia Vicuña

19/11/2025 12:01

 

Como a arte responde à violência contra a mulher e contra a Terra? Na palestra performática “Corpo Terra, Corpo Água”, a Profa. Dra. Eleonora Frenkel Barreto vai mergulhar fundo nesse debate. A atividade apresentará leituras de poemas traduzidos de Regina Galindo e Cecilia Vicuña, entrelaçando a leitura com os rastros do seu processo: cadernos, gravações e objetos cênicos. É um evento que contrapõe a violência ao gesto ético da escuta e do cuidado com a água, com os corpos e com os territórios.

Palestra performática:
Corpo Terra, Corpo Água: leituras de poemas de Regina Galindo e Cecilia Vicuña
A palestra performática apresenta a leitura crítica e criativa de poemas traduzidos de Cecilia Vicuña e Regina Galindo, entretecida com a exposição de rastros do trabalho tradutório – como cadernos de anotação e gravações -, bem como de fotografias, vídeos e objetos performáticos criados como desdobramentos ao longo do processo de tradução. Os poemas abordam temas sensíveis de violência contra a mulher e contra a Terra, contrapondo-os ao gesto ético da escuta e do cuidado com a água, fonte da vida, com os corpos e os territórios.

Eleonora Frenkel Barreto
Professora, pesquisadora e tradutora. Docente no Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras e no Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina, com atuação na linha de pesquisa: estudos culturais e literários latino-americanos. Desde 2017, coordena o projeto de extensão Experimentextos – Laboratório de Tradução e Performance, no âmbito do qual integra projetos criativos coletivos, com bolsistas e colaboradorxs, entre os quais estão as vídeo performances Nós sós (2020) e Ñandurenimbó (2021) e a tradução do livro de ensaios de Rodrigo Naranjo, Cor de Saúva (Papaterra, 2025), além de promover oficinas de escrita e performance em espaços formais e informais de ensino e aprendizagem.

Dia 19/11, às 16h, no Teatro Reynuncio Lima (Instituto de Artes/UNESP).